Trick-or-treat??

Halloween IAE 2010

A semana aqui no hemisfério Norte é de Halloween (o famoso Dia das Bruxas). Como é o meu primeiro Halloween em Las Vegas – e o evento aqui é considerado um dos maiores dos EUA – estou adorando a estrutura e todos os detalhes dessa grande festa.

Desde as lojinhas de 99 centavos até big lojas montadas do dia para a noite para vender fantasias, todo mundo quer a sua fatia nessa imensa oportunidade de negócios… E as lojas usam e abusam da irreverência…vendem de tudo mesmo. Você entra e fica perdido com a quantidade de opções. Geralmente elas são divididas por seções: perucas, máscaras, chapéus, capas, mulheres, homens, crianças, make up, sapatos, meia e até underwear! No final das contas você sai até perdido com o tanto que comprou! Além disso, eles ainda vendem tudo e mais um pouco para você fazer a decoração da sua casa: lápides de cemitério, monstros que se mexem e fazem barulho, ratos, caldeirões, abóboras…

As festas começaram no início da semana…e todo mundo vai fantasiado (aos poucos vou postando as fotos das fantasias mais legais). Todas as baladas estão com festas temáticas e premiam as melhores fantasias (os prêmio chegam a 10 mil dólares para o primeiro lugar), mas é muito difícil de se competir, sobretudo com profissionais que trabalham em Las Vegas sendo covers de outros artistas…

Ontem, na escola em que eu estudo, todo mundo foi de fantasia para assistir à aula. Além de levar comidinhas e de ter um básico concurso de fantasias, a gente ainda aprendeu a cortar abóboras para enfeitar a nossa casa nesse Halloween.

Aliás, acabei descobrindo o significado de várias coisas. A festa de Halloween, na verdade, equivale ao nosso “Dia de Todos os Santos” e o “Dia de Finados”.

Desde o século IV, a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses – o Panteão – num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Outra versão é que os pagãos comemoravam o fim do verão, que oficialmente se concluía no dia 31 de outubro, com uma grande festa que representava também o final da terceira e última colheita do ano e o início do armazenamento de comida para o inverno. Era uma festa com vários nomes: Samhein, La Samon, ou, ainda, Festa do Sol.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.

Aliás, as bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Segundo várias lendas, elas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa! (será que eu tento fazer essa ?? ahaha)

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

Bom…ainda tem muitas coisas bacanas para falar sobre o Halloween…mas vou aqui deixando um vídeo gravado na escola ontem…Espero que vocês gostem!!

(ah sim…as informações deste texto foram retiradas do Wikipedia, da aula de ontem e do site Iloveterra.com.br)

beijos

Sobre Evy

Jornalista, assessora de imprensa, cantora, dj, sonhadora, feliz, amiga, maníaca por cachorros, chocólatra, exímia pagadora de micos etc e tal...
Esse post foi publicado em Curiosidades da Evy. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário